og:site_name - speechfono
top of page

Autismo e comorbidades - quais são e será que estão sempre presentes?

O transtorno do espectro autista, na maioria das vezes, vem acompanhado de algumas comorbidades.

O TDAH costuma ser o mais frequente, no entanto, as dificuldades relacionadas ao sono e ao ato alimentar também surgir com intensidade e, muitas vezes, pode ser a característica que leva a família a procurar por ajuda médica especializada.

➡TOC, Ansiedade, quadros de depressão também são observados nos nossos pacientes!

Deste maneira, o acompanhamento médico (neuropediatra ou psiquiatra, por exemplo) são fundamentais e devem estar alinhado com as observações dos possíveis profissionais envolvidos na intervenção da pessoa, seja uma criança, um adolescente ou adulto.

➡Não menos importante e frequente que os quadros de TDAH ou os outros citados acima, são as crises epileptiformes (as crises convulsivas) que podem se expressar de maneira silente (as famosas “paradas”, onde parece que a criança “foi desligada”), tônico clonicas (as crises em que a pessoa pode ter movimentos abruptos com o corpo) ou até mesmo de formas inesperadas, como as crises de riso, escapes de xixi … e outras.

.

O tratamento das habilidades estimuladas nos pacientes autistas deve proporcionar atenção e intervenção adequada em caso de comorbidades.

.

Você já sabia destas informações? Conta pra gente e compartilha para que outras pessoas tenham contato com essas informações.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page