![](https://static.wixstatic.com/media/5a63e883d9e04a50a981cd9982ffde26.jpg/v1/fill/w_350,h_233,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5a63e883d9e04a50a981cd9982ffde26.jpg)
Especialidades
A Fonoaudiologia
Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Essas funções incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e neurológicas, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos nas funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição (1).
O Fonoaudiólogo
O fonoaudiólogo é um profissional da saúde, graduado em fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas(2).
Áreas de atuação
Atualmente, a fonoaudiologia possui doze áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:
-
Audiologia
-
Linguagem
-
Motricidade Oral
-
Fluência
-
Disfagia
-
Saúde Coletiva
-
Voz
-
Fonoaudiologia Educacional
-
Gerontologia
-
Fonoaudiologia Neurofuncional
-
Fonoaudiologia do Trabalho
-
Neuropsicologia
Referência:
-
CFFa. Conselho Federal de Fonoaudiologia
-
CRFa. Conselho Regional de Fonoaudiologia