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Clínica 2024

Clínica de Fonoaudiologia

 

Em 2023, a clinica de fonoaudiologia coordenada pelas fonoaudiólogas Ana Luiza e Ligia Ribas, conta com uma equipe de 7 fonoaudiólogos especializados no Atendimento a crianças dentro do espectro e outros transtornos de comunicação e do neurodesenvolvimento.

  Todas as avaliações fonoaudiológicas são feitas pelas fonoaudiólogas coordenadoras. Ana Luiza e Ligia Ribas e contam com 3 sessões e 1 devolutiva.

  Sessão número 1- Ananmese on line ou presencial

  Sessão número 2 – Avaliação presencial com o paciente

  Sessão número 3 – Avaliação presencial com o paciente (filmagem para analise dos testes escolhidos)

  Sessão número 4 – Devolutiva on line ou presencial para apresentar os dados da avaliação com a família e responsáveis e para discussão do plano de atendimento.

Objetivos das Sessões

•Sessão número 1

O objetivo da primeira sessão é conversar com os pais e responsáveis para entender quais as demandas da família.

Durante a anammese, serão feitas perguntas sobre parto, intercorrências, desenvolvimento neuropsicomotor, aspectos comunicativos do paciente e é IMPORTANTE que os pais tenham em mãos os possíveis exames já realizados pelo paciente como: bera, audiometria, EEG, exames genéticos, exames de imagem entre outros.

•Sessão número 2

A segunda sessão é sempre presencial. Pedimos que um dos responsáveis acompanhe a criança durante o primeira sessão avaliativa. Nesta sessão, faremos uma avaliação informal dos aspectos da comunicação do paciente apresentando a ele brinquedos e atividades que serão também apresentados para ele na sessão numero 3 já com caracter avaliativo. O objeto é criar vinculo com a criança e fazer um levantamento dos possíveis testes que poderão ser aplicados:

Ados, PROTEA-R, ADL2, ABFW (Pragmática, Vocabulário, fonologia e fluência)PFC, PROC, Protocolos específicos para Apraxia de fala na infância ou risco como SOA,  uso de NEURMODULAÇÃO,  Matriz de Comunicação, Pragmatic Profile além de  outros testes e avaliações que nortearão o processo de estabelecimento de metas e de Comunicação Suplementar Alternativa, e que serão discutidos posteriormente com os pais e com a equipe. 

•Sessão número 3

Nesta sessão começaremos a avaliação formal da criança e usaremos vídeo para registro da avaliação para analise posterior. Neste momento pedimos aos pais e responsáveis que interfiram o mínimo possível na avaliação. 

A idéia é estabelecer momentos de rotinas de brincadeiras e atividades especificas dos testes escolhidos para entendermos quais as funções comunicativas desse paciente, qual o numero de atos comunicativos por minuto, qual o vocabulário desse paciente e comparar com os padrões de normalidade esperados para a idade.

É com a análise desta sessão número 3 que montamos o plano de atendimento dos pacientes que será colocado em prática pela nossa equipe.

Supervisões

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